Quais as melhores receitas da culinária mineira?

Quais as melhores receitas da culinária mineira?

Quais as melhores receitas da culinária mineira?

A culinária mineira oferece algumas das melhores receitas da culinária mineira. Recheadas de sabor e história, alguns pratos são fáceis de preparar e podem combinar com noites frias, em sua maioria.

Veja quais são essas receitas da culinária brasileira que conquistam visitantes e moradores de Minas gerais.

Frango com quiabo.

O frango com quiabo é uma tradicional receita da culinária mineira. Dessa forma, pode ser encontrado em qualquer restaurante típico. Unindo o frango caipira com o pouco requisitado quiabo, o prato foi um dos primeiros a surgir no estado e é muito importante para a história da culinária mineira.

O quiabo é uma planta de origem africana e chegou aqui no Brasil com os colonizadores e escravos. Tem alto valor nutricional e é vantajoso devido ao seu fácil cultivo.

Das colônias vieram os gansos, galinhas e pato trazidos pelos europeus. Juntando os dois ingredientes, o prato foi criado no século XIX em Minas Gerais quando os moradores utilizavam os ingredientes que tinham ao seu alcance.

Por sua popularidade entre os mais pobres, acabou se tornando pupular e característico da região. Assim, o frango com quiabo mineiro passou a ser uma das melhores receitas da culinária brasileira.

Veja os ingredientes que fazem parte da receita atual do Frango com quiabo mineiro.

  • Ingredientes: Frango caipira, quiabo, cheiro verde, limão, tomates, cebola, sal, pimenta do reino, tempero mineiro (alho, pimenta de bode e açafrão da terra em pó e água).

Feijão tropeiro mineiro.

O feijão tropeiro mineiro também é um importante prato para a culinária mineira. A história do feijão tropeiro vem desde o período colonial, quando o transporte das mercadorias era feito por tropas de cavalos ou em lombos de burros.

Os homens que guiavam esses animais eram conhecidos como tropeiros, daí o nome. Como prato básico desses homens eles costumavam misturar o feijão à linguiça, ovos, e farinha de mandioca. Estes são os ingredientes da receita atual do feijão tropeiro:

  • Ingredientes: Feijão roxinho, farinha de mandioca crua, ovos, cebolas, tempero alho e sal, banha, cheiro verde, alho e bacon.

 

Tutu de feijão mineiro.

Também conhecido como tutu à mineira, é umas das receitas da culinária mineira mais prestigiadas. A origem ainda é duvidosa, pois existem teorias de que este prato foi originado da culinária dos escravos e outra que informa que foi criado por próprios moradores mineiros.

Apesar disso, o prato se tornou típico e um dos principais da cultura e culinária brasileira e mineira. Suas principais referências são a culinária africana, indígena e portuguesa.

  • Ingredientes do tutu de feijão mineiro: Feijão, cebolas, farinha de mandioca, pimenta do reino, cachaça, ovos cozidos, linguiça, bacon e couve.

 

Bambá de couve.

O bambá de couve é uma receita muito rica e tem sua origem da cidade de Ouro Preto, em Minas gerais. Requer ingredientes como a costelinhas, toucinho e linguiça, o bambá de couve se tornou uma das grandes especiarias da culinária brasileira.

Assim como muitas das receitas da culinária brasileira, o bambá de couve surgiu na senzala. Em pouco tempo enriqueceu-se com carnes e se tornou um popular prato na cidade mineira.

No demais destritos o prato ainda era chamado de mingau de couve, mas logo foi aumentando a divulgação e o nome original transpôs fronteiras nacionais, chegando até a Europa.

  • Ingredientes de uma das melhores receitas da culinária mineira, o bambá de couve: Fubá, costelinha, couve, água, óleo, caldo de carne, alho sal, pimenta preta, salsicha, cebolinha verde e ovo.

 

 

 

Espero que tenha gostado e experimente as dicas de receitas da culinária mineira. Esses são os principais pratos consumidos por visitantes e moradores, portanto, se passar por minas não deixe de frequentar seus restaurantes.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *